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Foto do escritorRenata Tedesco

Saiba como o advento da IA impacta no setor de recrutamento



Há alguns anos, quando pensávamos em 2023 e em como seria o “futuro”, imaginávamos carros voadores e robôs responsáveis por diversas coisas, inclusive, responsáveis por trabalhar e fazer tarefas destinadas aos seres humanos. Você também pensava assim?


O fato é que, por mais que tenhamos errado sobre os carros voadores, os robôs já são uma realidade; talvez uma realidade um pouco diferente daquele esqueleto de metal com voz robotizada que nós fantasiamos lá atrás, mas eles existem de fato, e estão por trás da chamada Inteligência Artificial (IA).


Que você já ouviu falar em Inteligência Artificial eu tenho certeza, mas afinal, você sabe exatamente para que ela serve, e como ela impacta no setor do recrutamento? Partindo do conceito de que a Inteligência Artificial se define como um campo de estudo da ciência que desenvolve máquinas (robôs) para realizar atividades humanas, podemos entender que ferramentas digitais e tecnológicas que usamos como facilidades, são parte desse conceito.


No setor de recrutamento, a Inteligência Artificial já conta com uma série de recursos que auxiliam a maior eficiência e gestão, e isso já vem impactando a área de forma positiva!


Vamos ver alguns dos impactos da IA no recrutamento!


Otimiza o tempo de contratação

Quem trabalha com recrutamento e seleção sabe bem como é anunciar uma vaga e receber centenas de currículos. Além do tempo desprendido para analisar cada um dos perfis, ainda existe a possibilidade de bons profissionais se “perderem” no meio de tanta gente.


Dessa forma a tecnologia é uma aliada na hora de pré selecionar esses currículos, com base na compatibilidade do perfil das pessoas em relação aos requisitos necessários nas vagas. A IA pode ajudar a fazer um filtro, separando pessoas qualificadas para a vaga, daquelas que não têm nenhum tipo de relação com as habilidades necessárias.


Os sistemas de Inteligência Artificial para a área de recrutamento podem ainda analisar dados públicos, como por exemplo, perfis em redes sociais e outras fontes de informação abertas, para ajudar a coletar ainda mais dados a respeito das qualificações e competências das pessoas. Ou seja, é uma abordagem que otimiza tempo do recrutador, por oferecer dados já “mastigados” a ele.


Contratações assertivas

Como já deu para perceber no tópico acima, o uso de ferramentas de Inteligência Artificial no setor de recrutamento também pode ajudar o recrutador e a empresa a contratarem com mais eficiência e assertividade.


Para além de otimizar o tempo do recrutador com a análise individual e minuciosa de centenas de currículos, ferramentas de IA também são ótimas para coletar dados e informações que são importantes no momento da avaliação do candidato. Esses dados e informações servem para diagnosticar habilidades e ajudar a compreender se o perfil da pessoa “casa” com a vaga.


Ao coletar dados e analisar habilidades, as ferramentas de Inteligência Artificial ofereceram aos recrutadores informações prontas para serem trabalhadas e ainda a possibilidade de fazer com que os próximos passos do processo seletivo, como a entrevista técnica, sejam mais eficazes, já que a pessoa entrevistada passou por uma “triagem prévia”, eliminando a possibilidade de ser alguém com habilidades totalmente diferentes das exigidas.


Experiência do candidato

Independente se você é empresário ou está no mercado de trabalho, aposto que pelo menos uma vez na vida você já passou por alguma situação minimamente semelhante a esta: existe uma vaga de emprego da qual você se candidata, chega até mesmo a passar por uma etapa do processo seletivo, e no fim não recebe nem mesmo um e-mail da empresa justificando o porquê você não foi selecionado…


É uma situação fictícia, mas que acontece muito. Isso porque, na maioria das vezes, a empresa não tem uma equipe interna de Recursos Humanos qualificada, ou porque a demanda de currículos e candidatos é muito alta para que os recrutadores deem conta de responder a todos.


E é nesse contexto que a Inteligência Artificial surge para ajudar a melhorar a experiência do candidato com rápidas respostas, além de feedbacks e uma comunicação assertiva e humanizada (ainda que seja um “robô”).


Essa abordagem faz com que aquelas pessoas, mesmo as que não conseguiram a vaga esperada, identifiquem uma empresa séria e comprometida com seus colaboradores, e claro, com quem quer se tornar um colaborador. Ajuda no Employer Branding e favorece uma experiência agradável para os candidatos que passaram na vaga, e até mesmo para os que não foram selecionados.


Saber trabalhar com IA favorece recrutadores e candidatos!


A conclusão para este artigo não poderia ser diferente desta: é necessário saber trabalhar com a Inteligência Artificial no setor de recrutamento, para favorecer tanto o candidato, quanto o próprio profissional recrutador!


Se você é aquele tipo de pessoa que acha que o homem vai “perder seus lugares para os robôs” é porque você ainda não enxergou as possibilidades dessas ferramentas de colaborar com o seu trabalho.


Aqui na Huntz nosso time está preparado para utilizar a Inteligência Artificial em prol dos candidatos e das empresas contratantes. Entendemos que essas tecnologias podem favorecer e otimizar muito o nosso trabalho, e é por isso que você precisa contar com a gente para recrutar os melhores profissionais para a sua empresa.


De nada adianta que a tecnologia e a IA estejam a favor dos recrutadores, se estes não souberem utilizar a ferramenta a favor deles mesmos. Aqui, nós sabemos!


Entre em contato com o nosso time e conte com a gente!


da Redação



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