top of page
Buscar
  • Foto do escritorRenata Tedesco

3 motivos para contratar uma Consultoria de Hunting

Atualizado: 6 de dez. de 2023



Não basta dizer que o grande diferencial de uma consultoria de hunting - empresa que presta serviços em recrutamento de pessoas - é garantir o sucesso da companhia.


Entre o ponto inicial de um processo como esse e o sucesso, existem variáveis importantes que podem garantir excelência ou naufragar um projeto de vez.


O setor de Pessoas (RH) é amplo em muitas empresas e pequena ou inexistente em companhias de menor porte.

E a grande missão dessa área é garantir o engajamento, apoiar nas mudanças de comportamento e mentalidade das pessoas, ajudar na qualidade de vida e bem estar, apoiar lideranças na gestão de gente, entre tantas outras missões.


Nas empresas menores como a área ainda não é constituída, uma ou mais pessoas podem ter exatamente a mesma missão porém em escala menor.


Quando essas áreas estão focadas nesse tipo de desenvolvimento, o espaço para encontrar e atrair as pessoas que vão entrar na companhia fica limitado. Afinal, atrair, encontrar, convencer, nutrir, aquecer e negociar com talentos que farão parte de uma nova cultura é uma atividade que vai demandar quase todo o tempo disponível.


Logo, para que uma empresa considere ter como parceira uma consultoria de hunting (recrutamento), trago 3 motivos que trazem diferencial competitivo às empresas que consideram essa possibilidade.


São eles:



Especialização de mercado

Consultores externos possuem um olhar direcionado para o mercado


E conseguem identificar melhorias e soluções para processos existentes aumentando o ROI (retorno sobre o investimento).


Com um olhar mais apurado para o recrutamento e perfis específicos, a consultoria pode trabalhar de modo consultivo orientando o time interno do cliente sobre inovações de mercado, mudanças de perfis e economia de recursos.



Employer Branding

A consultoria possui expertise para lidar com marcas diversas e, no momento da negociação com o candidato de posição crítica, está preparada para posicionar a marca empregadora do cliente.

Com tratativas de sensibilização na negociação, procuramos talentos que tenham os mesmos valores e posicionamento de nossos clientes.


Em nosso último NPS (índice de satisfação de candidato), de 2022, a Huntz obteve a taxa de 97% na percepção de valor positiva das marcas que a Huntz atende. No ano de 2022, fizemos reposição de apenas 1 candidato no total de 34 empresas atendidas e mais de 55 posições críticas.



De olho no “downgrade”

Consultores mapeiam o mercado constantemente e sabem quais áreas estão mais aquecidas de acordo com os movimentos externos.


Qualquer mudança de cenário econômico faz diferença no comportamento de futuros talentos.


Quando existe, por exemplo, aumento da taxa de desemprego onde muitos profissionais rebaixam (downgrade) o seu salário para conseguirem se recolocar, no retorno do mercado (reaquecimento), fatalmente o colaborador poderá receber novas propostas mais altas e sair rápido da empresa.


Então, após investir recursos no recrutamento a empresa começa a perder pessoas sofrendo para manter a vantagem competitiva.

Enquanto consultoria, é nosso papel realizar esse apoio consultivo para a tomada de decisão.


_________________________________________________________________________


A Huntz é uma consultoria especializada em hunting para posições críticas e estratégicas nas áreas tech & digital.


Nossas soluções envolvem consultoria de People do 0 para start ups e Treinamentos Corporativos em Employer Branding, Comunicação Assertiva, Recrutamento Ágil e Comportamento.


Vamos conversar?





14 visualizações0 comentário
bottom of page