O que é uma pessoa headhunter?
É quem identifica potenciais talentos para trabalhar em uma empresa, mas de forma ativa (buscando e garimpando no mercado).
Todo processo de “hunting” (caça/busca) é ativo porque eu preciso convencer alguém a sair de uma empresa para trabalhar em outra. E nem sempre essas pessoas talentosas estão disponíveis ou sequer procurando outro lugar para trabalhar.
Headhunting não é o processo de fazer a gestão de candidatos que se aplicam em vagas abertas.
Sua responsabilidade é semelhante a de um recrutador, mas não igual. Quem recruta precisa cuidar do processo seletivo de ponta a ponta, como um todo.
Uma pessoa headhunter é vendedora, uma espécie de “hunter e closer” (quem caça e fecha um contrato).
Portanto, são necessárias habilidades de comunicação, negociação, vendas, marketing e interpretação de dados.
Para ser um bom headhunter, é necessário:
Saber os movimentos de mercado (não apenas sobre as demissões em massa que estão acontecendo): quem assumiu qual função executiva, quem saiu, quem entrou em uma empresa, quais novas startups receberam investimentos, que movimento de mercado uma multinacional fez esse mês e assim por diante.
O headhunter restringe a investigação: se você precisa contratar a melhor pessoa para uma posição crítica e desafiadora, um headhunter vai dominar o processo. A shortlist de uma pessoa vendedora e compradora de talentos será, no mínimo, 70% mais curta e objetiva de candidatos qualificados para a entrevista final.
Headhunters costumam ajudar a fechar vagas em pouquíssimo tempo, seja porque já dominam aquele nicho de mercado, seja porque já sabem onde encontrar aquele perfil que lhe parece impossível de localizar.
A empresa pode deixar os melhores recrutadores cuidando da marca empregadora e da experiência do candidato.
Por que uma pessoa headhunter é tão importante para as empresas?
Um headhunter sabe identificar quem pode não estar a fim de fazer uma movimentação e, para isso, também usa técnicas de observação, intuição e percepção para melhorar a acuidade com perfis complexos (inclusive os que não possuem redes sociais).
Headhunters se especializam em uma área e estão bem informados sobre os movimentos da função
Quem pode contratar um headhunter?
Empresas que:
não querem ou não conhecem como fazer pesquisa de talentos a fundo
têm urgência em preencher posições chave na companhia
receberam aporte/investimento e precisam de pessoas chave para escalar uma área em tempo recorde
têm urgência em posições críticas e emergenciais
precisam de confidencialidade no processo
A Huntz recruta com técnicas de hunting ativo e inbound que ajudam a fechar aquela vaga mais crítica e e estratégica que precisa de persistência e convencimento.
Num mercado tech tão disputado, a rapidez faz a diferença.
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Renata Tedesco é Sócia e Managing Director da Huntz
Premiada Personalidade de RH pela ABRH/PR. Já recrutou para marcas como Google e Apple e trabalhou na IBM, Korn Ferry e iFood.
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