top of page
Buscar
  • Foto do escritorRenata Tedesco

Qual é o papel do recrutador na identificação de habilidades técnicas em candidatos na área de TI?



Não é novidade para ninguém que o mercado de Tecnologia da Informação está aquecido e com uma demanda cada vez maior por profissionais capacitados. De acordo com o Relatório de Inteligência e Informação da Brasscom, divulgado em 2021, a demanda por pessoas especializadas na área de tecnologia até 2025 é de 797 mil profissionais.


A demanda é grande, mas as exigências também são. Ao procurar candidatos para compor a equipe interna na área de TI, uma empresa busca profissionais qualificados e que muitas vezes possuem habilidades específicas. Mas será que todo profissional da área de Tecnologia da Informação tem essas habilidades?


A resposta é não! Para encontrar características únicas em profissionais específicos, é necessário fazer uma boa “busca”.


E é nesse contexto que entra o Headhunter especializado. Em outras palavras, o recrutador com expertise na área tech. O papel desse profissional é identificar habilidades técnicas nos candidatos à vagas em TI, e auxiliar no caminho entre essa pessoa e a “vaga ideal” para ela.



Recrutar para a área de TI exige habilidades específicas


Se os profissionais de tecnologia precisam de habilidades específicas, então os recrutadores também precisam saber quais são elas, e avaliar se estão de acordo com o que as empresas necessitam.


Ou seja, recrutar para a área de TI exige habilidades realmente específicas, sobretudo a habilidade de conhecer profundamente as atividades e necessidades desses cargos, para que a avaliação do profissional seja impecável, e o recrutador consiga fazer o “casamento” perfeito entre candidato, vaga e empresa.


O recrutador que trabalha com TI precisa compreender tecnologias existentes, e ainda saber o básico do significado das linguagens de programação, frameworks e ainda as metodologias mais utilizadas no mercado tech. É claro que ele não precisa saber profundamente sobre esses temas, mas compreender as necessidades de uma empresa e identificar o profissional que vai suprir essa necessidade, exige um conhecimento mínimo.


O tech recruiter, como é conhecido o recrutador da área tech, precisa ser especialista nesse setor, já que a busca por pessoas dessa área é uma tarefa que exige saber as habilidades requeridas. A Huntz, por exemplo, é uma empresa especializada em recrutar para essa área, sobretudo devido à expertise de sua fundadora, Renata Tedesco, que atua com recrutamento há mais de 18 anos, com destaque em empresas de tecnologia, como Google, Microsoft entre outras.


Como chegar ao candidato ideal?


O recrutador de TI, além de todo o conhecimento específico sobre questões relacionadas ao setor de tecnologia e da linguagem utilizada nesse meio, precisa também seguir alguns passos que garantem que o candidato entrevistado pode ser o profissional ideal.


O primeiro passo é a realização das entrevistas técnicas. Logo nessa primeira etapa já fica clara a necessidade de conhecimento da área, por parte do recrutador, afinal, essa entrevista pode incluir perguntas sobre conhecimento básico dos candidatos, além de experiências que ele já teve e outras questões importantes na tomada de decisão. Além de tudo, nesta etapa o recrutador vai precisar utilizar a linguagem de programação e por isso precisará saber o mínimo sobre ela.


Outra ferramenta muito utilizada na contratação de profissionais para o setor tech é o teste. Por meio de testes práticos, o recrutador consegue compreender as habilidades do candidato, e selecionar com ainda mais precisão quem são as pessoas ideais para a vaga aberta.


Além de tudo isso, é claro que as habilidades interpessoais também devem ser consideradas na hora de encontrar os profissionais adequados: habilidades para trabalho em grupo, agilidade nas entregas e comportamento.


Por fim, é importante reforçar que a busca por profissionais na área de TI não é tão simples quanto possa parecer. Por ser um setor que está em expansão, muitos profissionais podem surgir com interesse em compor vagas muito específicas e estratégicas dentro de empresas da área. Mas é necessário que esse profissional tenha, de fato, habilidades que sejam úteis e relevantes dentro das empresas.


Por isso, nós indicamos a contratação de empresas especializadas em recrutamento de TI, para garantir que os candidatos que você precisa, sejam encontrados de forma hábil e eficaz!


Entre em contato com o time da Huntz, que nós podemos te ajudar!


da Redação

8 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page