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Check list para montar o "Employer branding" da sua empresa!

Atualizado: 25 de mar. de 2023


Hoje o mercado não pede apenas as melhores técnicas e táticas de vendas quando se tem um produto ou um serviço. Os colaboradores são o principal ativo das empresas, afinal, se eles não existem, os negócios não escalam.


Por isso, é mandatório pensar em como reter ou nutrir melhor essas pessoas dentro da própria casa para que possam mostrar ao mercado e às pessoas o quanto gostam de uma determinada marca ou de trabalhar em um determinado local.



Logo, o conceito de "Employer Branding" surgiu para nos convencer de que sem presença digital, um excelente ambiente de trabalho, contatos mais humanos e preocupação com nossa saúde mental passou a ser o grande e maior ativo das empresas em escala ou as que estão começando sua vida nos negócios dentro do mercado.


Se a sua empresa ainda não sabe porque o talento certo não vem, você pode acessar este nosso outro artigo aqui.


Então, vamos conhecer os 5 pontos do check list que criamos para começar a montar o "Employer Branding" da sua empresa:



1 – Pesquisa e entendimento


Entender o que é Employer Branding: é o quanto de percepção o mundo tem a respeito da sua empresa como um lugar para trabalhar.


Se alguém conhece o seu produto, pode ainda não saber como é trabalhar na empresa que vende aquele produto. São coisas diferentes.

Então, liste quais são os valores, missão e propósito da sua empresa. Qual é o motivo de ela ter nascido?



2 - Planejando agora, dá pra consertar rápido depois


Separe papel e canetão: quem é o seu público? Qual é o tipo de pessoa que seria ideal para trabalhar com você?

Você oferece uma condição boa de trabalho? Se importa com benefícios? Ajuda no desenvolvimento dessa pessoa?


Sua imagem como "chefe"/"líder" é boa ou você está preso (a) na tirania? Qual é a jornada dessa pessoa dentro da sua empresa? Ela vai trabalhar só por dinheiro mesmo? Tem algum atrativo?




3 - Não ignore o conteúdo


Mostre quem você é, qual é a sua verdade e em quê acredita.


Quem gostar do que você vende poderá se interessar em crescer a empresa contigo. Conteúdo separa interesses e público.


Isso acontece em marcas pequenas e nas grandes absolutas também.

Escreva a respeito de quem você é, de seus produtos, do seu ambiente de trabalho. Grave vídeos.



4 - Solidifique a sua cultura


Em quê você acredita?


Construa seus principais VALORES e sua MISSÃO.


Onde a empresa quer chegar, qual é o seu "North Star" (seu Norte). Basicamente é como construir as regras da sua própria casa.



5 - Divulgue a sua empresa


Só depois de saber quem você é e o que oferece.

Sua marca tem vida.


Agora, crie processos que melhorem a vida das pessoas na sua empresa, pense em como as pessoas poderão crescer, tenha uma página só de carreiras no Linkedin.

Faça pesquisas de feedback semanalmente.

Faça perguntas.

Compare as ações,

Crie seu ROI (Retorno do Investimento).


Segundo o site Glassdoor, 86% dos candidatos a empregos pesquisam avaliações e classificações de empresas para se decidir onde trabalhar e se devem aceitar uma oferta.




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Renata Tedesco é Sócia e Managing Director da Huntz

Premiada Personalidade de RH pela ABRH/PR. Já recrutou para marcas como Google e Apple e trabalhou na IBM, Korn Ferry e iFood.



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