top of page
Buscar
  • Foto do escritorRenata Tedesco

5 dicas valiosas para recrutar talentos tech




Tão desafiador quanto recrutar para grandes empresas, é recrutar profissionais que têm habilidades específicas e que pertencem a um setor que está em constante crescimento: o setor de tecnologia da informação, também chamado de setor tech.


Tão importante vem se tornando esse nicho de trabalho, que os profissionais atuantes nessa área são “raros”, justamente por possuírem habilidades difíceis e um diferencial competitivo realmente grande. E para encontrar essas pessoas, é preciso que o recrutador também seja especializado, abrindo caminho para falarmos sobre ele: o tech recruiter!


Tech recruiter é, basicamente, o recrutador especializado em reter talentos da área de tecnologia e digital, com habilidade em entender as necessidades do mercado, tal como as necessidades da vaga e do profissional que está sendo recrutado.


Para ser um recrutador da área de tecnologia é preciso traçar estratégias específicas de seleção desses profissionais, e é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo!


Vamos te dar 5 dicas de como traçar essas estratégias e recrutar o profissional certo, para o cargo certo.


Vamos lá!


1. Conhecimento técnico básico

O tech recruiter não precisa ser um expert em tecnologia, mas é necessário que ele saiba ao menos o básico sobre programação e ferramentas necessárias para a atuação do profissional na vaga pretendida.


Quando o recrutador tem um conhecimento técnico básico sobre o que será feito dentro da posição, ele consegue afunilar os profissionais cogitados para ocupar o cargo, de forma a chegar no profissional ideal. Essa estratégia de aprendizado, na qual o recrutador aprende e adquire conhecimentos básicos sobre a área, ajuda muito no momento de escolher o melhor profissional tech.


2. Dê atenção ao Employer Branding da empresas

A marca empregadora precisa chamar a atenção dos profissionais cotados à cargos da área de tecnologia, para fazer com que eles queiram, de fato, atuar na empresa. Por isso, ter estratégias de Employer Branding é uma maneira de atrair bons candidatos.


Como já dissemos em nosso blog, o Employer Branding se refere à reputação da empresa enquanto empregadora. Ou seja, a maneira com que a empresa se posiciona, seja nas redes sociais ou em qualquer outro ambiente online, faz com que as pessoas queiram trabalhar lá. Assim, com uma estratégia bem feita, os bons profissionais, sobretudo da área tech, podem ser mais facilmente “atraídos” para trabalhar lá.


3. Aplique testes e avaliações técnicas

Outra dica para recrutar talentos tech é aplicando testes e avaliações técnicas ao longo do processo seletivo. Também é um tema que já falamos em nosso blog, mas é importante reforçar a necessidade dessas atividades para que o profissional exerça suas habilidades e mostre o quanto são efetivos para as vagas pretendidas.


Os testes e avaliações técnicas servem para os profissionais solucionarem questões que serão recorrentes em seu dia a dia de trabalho, fazendo com que o recrutador entenda o quão eficiente aquela pessoa é, para atuar dentro da vaga e do setor de tecnologia da empresa para a qual ela está recrutando.


Portanto, aplicar essas avaliações é uma estratégia excelente para recrutar os melhores talentos da área tech.


4. Invista e processos seletivos eficientes

Recrutar bons talentos tech pode não ser uma tarefa fácil, porque de fato não é, mas quando a empresa investe em processos seletivos eficientes, o recrutador ganha vantagens ao atrair bons profissionais.


Isso porque as pessoas que se inscreverem para as vagas, passarão por processos que farão com que elas queiram continuar em busca do cargo pretendido. Hoje muita gente desiste de concorrer a vagas por conta de processos seletivos complexos. Por isso, investir em processos eficientes é uma boa dica para reter esses talentos!


5. Use a IA a seu favor

É claro que dentro dessas dicas não poderíamos deixar de falar da Inteligência Artificial. Ela pode ser uma ótima aliada quando o assunto é reter talentos na área tech, sobretudo pela análise de perfil que ela faz de todos os candidatos.


Como dizemos no artigo que temos aqui em nosso blog, falando sobre os impactos da tecnologia e da Inteligência Artificial no mercado de TI, esses sistemas e ferramentas tecnológicas auxiliam na hora de detectar qualidades e características daqueles profissionais, ajudando o recrutador a selecionar apenas as pessoas interessantes e que “casem” mais com a vaga.


Aplicando todas essas dicas com certeza você vai conseguir reter melhor os talentos da área tech. Mas é claro que é importante contar com profissionais especializados nessa área, como nós da Huntz!


Entre em contato com o nosso time para garantir os melhores profissionais para os cargos da sua empresa!


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page