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  • Foto do escritorRenata Tedesco

4 Dicas para aprimorar o Employer Branding da sua empresa nas redes sociais

Atualizado: 10 de jul. de 2023





É fato que hoje as empresas estão enxergando seus funcionários como ativos importantes para o crescimento de um negócio. Fato este que faz com que a nomenclatura “colaborador” seja cada vez mais usual, em substituição à palavra “funcionário”, afinal, colaborar com o crescimento da empresa é uma das funções daqueles que ali trabalham.


A grande questão que nós, enquanto empresa de recrutamento, queremos trazer para você neste artigo, é o fato de que cada vez mais o mercado exige uma atenção e um cuidado maior com aqueles que estão trabalhando na sua empresa, e é extremamente necessário que você, enquanto empregador, também valorize cada um dos profissionais que estão dispostos a colaborar com o seu crescimento.


Dito isto, é importante que, para além de valorizar o colaborador, você como empresa tenha um Employer Branding bem feito, para que a sua “marca de empregador”, ou seja, a maneira com que candidatos enxergam seu negócio com relação ao tratamento ao funcionário, seja um pilar importante para conquistar profissionais engajados e que realmente se importam com a empresa.


O que é Employer Branding


Como dito no parágrafo anterior, Employer Branding se refere à “marca do empregador”, ou seja, a reputação de uma empresa perante os colaboradores e, sobretudo, candidatos à vagas.


Posicionar-se enquanto empresa séria e engajada com os interesses dos profissionais que atuam junto ao negócio é uma maneira de atrair novos talentos e ainda se destacar no mercado.


Ter uma boa estratégia de imagem e marketing, sobretudo no ambiente online, reforçando o Employer Branding, pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, e agregar valor à marca.


Pensando nisso, trouxemos 4 dicas para te ajudar a aprimorar a sua “marca de empregador” nas redes sociais, que é um dos principais canais de contato entre profissionais e empresas.


Vem conferir:


1. Defina uma estratégia para seus conteúdos


Ao se interessar em trabalhar em uma empresa, o candidato busca conhecer o ambiente de trabalho com base no que ele vê nas redes sociais. Por isso é importante pensar em uma estratégia de conteúdos que mostrem a rotina dentro da empresa, de maneira leve e atrativa.


Mas lembre-se: é fundamental ser verdadeiro! Nada de “montar uma cena” que não é real, só para publicar e parecer que o clima do lugar é agradável… Primeiro, torne o local realmente agradável, e depois publique o dia a dia dos colaboradores de forma a mostrar o quão bom pode ser trabalhar ali.


Pense na estratégia da humanização desses conteúdos, com bastidores e até mesmo falas de colaboradores reais.



2. Crie um “senso de pertencimento”


Quando a empresa começa a ter um “norte” dentro do posicionamento online, automaticamente os colaboradores passam a querer interagir mais e se engajar naquilo que a empresa está publicando e mostrando no dia a dia.


Isso dá espaço para que seja criada uma comunidade, ou seja, um ambiente dentro das redes sociais, de interação. Nesse ambiente, os colaboradores podem enviar mensagens, compartilhar experiências e conteúdos que vão agregar ainda mais para o seu Employer Branding.


Se você conseguir fazer com que o colaborador crie um “senso de pertencimento”, ou seja, sinta-se pertencente àquela empresa, você tem uma ótima ferramenta para agregar em sua marca enquanto empregador, e assim terá mais facilidade de atrair bons candidatos.



3. Traga seus colaboradores para perto


Que tal usar as redes sociais da sua empresa também para contar histórias inspiradoras dos seus colaboradores? Histórias de desafios, desejos, conquistas e crescimento desses profissionais dentro de suas carreiras, e o impacto da sua empresa em cada uma dessas conquistas.


Quando a empresa cria o senso de pertencimento, que a gente citou na dica número 2, coletar essas histórias e incentivar os colaboradores a falarem, fica ainda mais fácil! Utilize isso a seu favor.



4. Nunca se esqueça de seus valores!


De nada adianta ter uma boa marca de empregador, se a sua empresa não trata bem seus funcionários. Por isso, a última dica diz respeito ao agir da empresa! Ou seja, de fato trate bem seus colaboradores; queira o crescimento de cada um deles, e incentive suas conquistas.


Ao valorizar verdadeiramente seus colaboradores, eles mesmos vão ser precursores da sua divulgação e da construção de um bom Employer Branding.


Tenha os valores da sua marca bem estruturados e mostre isso. Valorize aqueles que querem e fazem com que sua empresa cresça!


E é claro: além de todo trabalho de Employer Branding, não se esqueça que a contratação é também um processo importante, e por isso conte com a ajuda de profissionais para fazê-la da melhor maneira possível! Entre em contato com o nosso time e vamos juntos encontrar os melhores talentos para o seu negócio.


da Redação!



CONFIRA TAMBÉM:

Check List para montar o Employer Branding da sua empresa



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