top of page
Buscar
  • Foto do escritorRenata Tedesco

4 dicas eficazes de entrevista para headhunters: vá além das perguntas básicas!

Atualizado: 6 de dez. de 2023




“Quais os seus objetivos dentro da nossa empresa?” - essa pode até ser uma boa pergunta a ser feita na entrevista de emprego (e de fato é) mas o bom recrutador vai muito além desse tipo de abordagem ao entrevistar os candidatos, sobretudo em áreas que exigem conhecimento técnico aguçado e soft skills específicas, como a área de Tecnologia da Informação, por exemplo.


Se você já trabalha com recrutamento e seleção, ou quer entrar nesse mercado, precisa aprender técnicas e treinar habilidades que vão fazer toda a diferença no momento de entrevistar e recrutar o profissional ideal. Isso porque existem abordagens que fazem com que os profissionais respondam a questões que podem ser decisivas na escolha da pessoa certa para o cargo pretendido.


Pensando em você, recrutador, nós trouxemos neste artigo, 4 dicas para aplicar no seu roteiro de entrevistas aos candidatos, e fazer deste momento, um momento decisivo para a escolha de bons profissionais que vão, além de compor o time da empresa, suprir as demandas necessárias.


1. Apresente a empresa

É fundamental que o recrutador prepare um roteiro para apresentar a empresa aos candidatos, de maneira a fazer com que eles se sintam acolhidos e queiram, de fato, trabalhar naquele lugar.


Apresentar o que faz, como funciona e quais as expectativas da empresa para com aquele profissional que está sendo entrevistado é fundamental para que ele tenha dimensão do que o espera, caso seja selecionado, e ainda faz com que ele se sinta à vontade para dialogar sem filtros, ou seja, contar tudo que ele faz e como ele trabalha. Assim fica ainda mais fácil avaliar o candidato.


2. Estude a vaga e se prepare para perguntas

Por mais óbvio que pareça, é preciso reforçar a necessidade de o recrutador estudar a vaga para a qual o candidato está sendo entrevistado, e quais as obrigações daquele cargo. Isso é fundamental para deixar tudo às claras com o profissional que está interessado em trabalhar na empresa.


Quando o recrutador sabe os detalhes daquela vaga que a pessoa vai assumir, ele consegue ser mais direto no momento de descrever o trabalho que será desenvolvido, além de fazer com que o profissional tenha mais segurança se, de fato, o cargo é para ele. E é claro que ao estudar a vaga, o recrutador estará preparado para responder às perguntas dos profissionais referente à salários, horários ,e até mesmo ao próprio serviço que será executado.


3. Teste as habilidades interpessoais

As habilidades técnicas dos profissionais de qualquer que seja o setor são importantes, mas também é preciso ir além e conhecer as habilidades interpessoais. Ou seja, o recrutador precisa saber analisar e avaliar as soft skills, que são as habilidades para além das técnicas e que dizem respeito ao comportamento dos candidatos.


A entrevista é um momento perfeito para testar essas habilidades com perguntas personalizadas, e mesmo com atitudes que o recrutador pode analisar: postura do candidato, tom de voz, maneira de se expressar, linguagem corporal e etc. Seja eficiente na observação dessas habilidades, porque elas serão necessárias no dia a dia de qualquer cargo que venha a ser ocupado pelos candidatos.


4. Seja objetivo e se atente ao tempo

Independente se há mais candidatos para entrevistar ou não, é fundamental que o recrutador não fique “batendo papo” com o entrevistado. Defina um tempo máximo para as entrevistas e respeite-o, considerando uma conversa bem objetiva.


Isso é importante para não “dispersar” o assunto principal da conversa, que é conhecer o candidato e entender se ele realmente é a pessoa certa para ocupar a vaga que está aberta. Por isso o recrutador precisa ter o seu roteiro de perguntas e ter um objetivo e um foco para falar com o candidato.


Com essas dicas você, recrutador, poderá conhecer ainda melhor o profissional que está a sua frente, fazendo com que a vaga seja preenchida por alguém que realmente faça sentido para o cargo pretendido.


Fuja das perguntas básicas se você quer realmente se destacar como um Headhunter de alta performance no mercado de recrutamento e seleção!


da Redação


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page