A cada 12 meses costumamos rever tudo o que funcionou e o que não deu muito certo na jornada corporativa. Essa atitude nos leva a perceber quais são as características, ferramentas e comportamentos que podemos e/ou devemos adotar para dar passos adiante na nossa performance.
E assim, investir e fazer a gestão de novos cursos, treinamentos, imersões para os próximos meses.
Profissionais de recrutamento estão cada vez mais ativos e atentos às mudanças que a área vem exigindo. Afinal, o avanço rápido das novas tecnologias está tirando o sono de muita gente e ao mesmo tempo, acelerando busca por mudanças rápidas.
Os desafios da área de aquisição de talentos continuam os mesmos: onde achar pessoas candidatas, recrutar com excelência, selecionar, reter as mais talentosas. E isso vem ainda acontecendo diariamente. É o que a experiência do time Huntz tem nos trazido de forma mais intuitiva e observatória.
A tendência, no entanto, faz com que consultorias especializadas em recrutamento e empresas (incluindo as que estão surgindo e montando seus times) encontrem alternativas que as façam melhorar seus serviços e marca empregadora para tirar vantagem competitiva do mercado.
Pois muitas empresas que estão em transformação digital e as que aceleraram seu crescimento, têm voltado suas atenções ao que tem de mais eficiente e contemporâneo em ferramentas e tratativas de recrutamento.
Novamente, 2023 vai forçar os profissionais a desenvolverem novos comportamentos e habilidades no mundo digital. E o que temos visto que vai vir com força total no ano que vem são:
A ascensão sniper do Tech Recruiter
A Huntz promoveu a I Academia de Talent Sourcers (Tech Recruiters) na Intelbras em 2022 e tivemos NPS de mais de 90% de aproveitamento no desenvolvimento de competências novas ao time de Recrutamento.
Aproveitamos os skills que o time já mostrou para realizar uma atualização de ferramentas e tendências de marketing de recrutamento que faltava ao crescimento e engajamento da área com gestores de tecnologia.
De acordo como Guia Salarial da Robert Half 2023 - que apresenta estudos com tendências e perspectivas do mercado de trabalho ano a ano - há espaço ascendente para quem quer recrutar, especialmente para o mercado de Tecnologia - os chamados Tech Recruiters.
Com o espaço dedicado a esses profissionais segundo o Guia, vamos além: o mercado de contratação para tecnologia está demandando pessoas que conheçam Marketing de Recrutamento e que possuam habilidades desenvolvidas em Negociação - afinal, cada mensagem de texto ou ligação que se faz a uma pessoa candidata é a chance de emplacar aquele perfil na empresa. Portanto, qualquer detalhe mal negociado ou conduzido pode colocar o contato inicial a perder.
Por isso, é fundamental que o Headhunter (Recrutador) apresente habilidades de venda, de marketing, de comunicação e alta energia, afinal, as empresas estão requerendo velocidade de entrega e de conexão.
O mercado está abrindo muito espaço aos recrutadores gerenciarem posições internacionais em tecnologia, dado o avanço das oportunidades que empresas estrangeiras estão abrindo no Brasil. E, para isso, se comunicar em inglês é fundamental para atingir um mercado com estruturas de Talent Acquisition diferenciadas.
Data Driven
Nunca é demais promover o pensamento de dados e insistir que não basta lidar com eles tecnicamente e entender de People Analytics se a mentalidade de interpretação de dados não foi desenvolvida.
Cada dia mais as empresas estão percebendo que tomar decisões baseadas na gestão do que pode ser medido reforça o desenvolvimento de comportamento estratégico na gestão das pessoas.
Uma pessoa recrutadora precisa saber interpretar um dado e saber o que fazer com ele.
People Analytics precisa se tornar um item de série em empresas pequenas e grandes. Ela tem a principal característica de avaliar desempenho de gente, planejar ações de melhoria e escalabilidade e de entender as preferências de perfil das pessoas. Isso vai ajudar muita empresa a entender seu próprio ambiente e criar ações que inspirem pessoas a permanecerem nas rodas organizacionais.
Trabalho remoto
O trabalho remoto ou “anywhere office” (escritório de qualquer lugar) entrou com força na estrutura do país, tomou seu lugar (com empresas que souberam lidar com ele de uma forma assertiva) e acabou perdendo um pouco da grandiosidade com a volta das pessoas ao job presencial.
Ainda percebemos que é um modelo do futuro das relações de trabalho e que permitiu a muitas pessoas reestruturarem seus modelos de comportamento e de viver. O trabalho remoto trouxe perspectivas e abriu inúmeras frentes de trabalho antes não praticadas com tanto empenho no nosso ambiente de trabalho que tende a ser mais flexível e produtivo.
Aqui tem um estudo da PWC com vários dados de preferência das pessoas sobre esse tipo de trabalho.
Nós entendemos que esse modelo de trabalho vai se ajustar às tendências de tecnologia no trabalho. Huntz é uma consultoria totalmente focada em atender clientes - em sua maioria - que possuem jobs 100% remotos para atender públicos ao redor do mundo. Nossa estrutura é 100% remota, o que nos proporcionou um crescimento de mais de 55% em 2022.
Imersão em Recrutamento, by Huntz
Se você quiser conhecer novas estruturas e recursos para recrutar, a Huntz vai realizar a I Imersão de Recrutamento para o Mercado de Tecnologia em Novembro.
O que você achou das 3 tendências de recrutamento para 2023, está preparado para dar um passo adiante?
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Renata Tedesco é Sócia e Managing Director da Huntz
Premiada Personalidade de RH pela ABRH/PR. Já recrutou para marcas como Google e Apple e trabalhou na IBM, Korn Ferry e iFood.
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